Village

Este foi o primeiro programa realizado pelo CISV e até os dias atuais continua sendo seu principal projeto. O Village é voltado para crianças de 11 anos, pois Doris Allen acreditava que com 11 anos, as crianças já possuíam certa autonomia para passarem certo tempo afastados de seu ambiente familiar e ainda não desenvolveram preconceitos com relação a culturas e pessoas diferentes. O Village tem como objetivo educacional o convívio com diferentes culturas e a introdução das crianças a filosofia do CISV e suas atividades.

Há uma diferença na duração do Village nacional e do internacional. O programa nacional dura 15 dias, sendo sediado em algum dos chapters dentro do Brasil. O programa internacional tem duração de 28 dias, podendo ser sediado no Brasil ou em outro país.

O Village tem uma estrutura que conta com, pelo menos, 6 staffs adultos; e cada delegação com 1 líder adulto e 4 crianças e uma equipe de Junior Counselors (JC’s). Os JC’s são jovens de 16-17 anos que trabalham como elo entre os líderes e staffs e as crianças, por terem uma idade intermediária entre os participantes do acampamento.