Nossa História



"Devemos começar pelas crianças." ~ Dr. Doris Allen, fundadora

Subseqüentemente à devastação causada pela Segunda Guerra Mundial, várias pessoas se empenharam em promover iniciativas para construir e manter a paz. Uma idéia em especial chamou a atenção de uma psicoterapeuta de crianças, Dra. Doris Allen. Era uma proposta da UNESCO para a criação de uma organização educacional de paz para pós-graduados em diversas disciplinas. A idéia do Children's International Summer Villages (hoje conhecido como CISV) foi concebida pela Dra. Allen em 1946. Como especialista em crescimento e desenvolvimento, a Dra. Allen não concordava com a idéia de que o foco da educação para a paz estivesse na área de ensino para adultos. Ela acreditava firmemente que “a fonte principal para a paz, a longo prazo, estava nas crianças.”

Desta sua convicção, surgiu a idéia de juntar crianças do mundo inteiro para ensiná-las a respeitar valores comuns e diferentes. Em 1951, ela realizou seu sonho, quando representantes de oito países se reuniram em Cincinnatti, Ohio, EUA, para o primeiro Children’s International Summer Village (CISV). No decorrer de várias décadas, a organização cresceu em número, países e atividades. Em 1979, Doris Allen foi indicada para o Premio Nobel da Paz - mas quem o recebeu nesse ano foi Madre Teresa de Calcutá.

Depois de transcorridos 50 anos do primeiro Village, este programa continua sendo à base de nossas atividades educacionais internacionais. A abrangência dos programas do CISV aumentou de um para seis diferentes tipos de atividades internacionais e de um Village para cerca de 180 programas internacionais por ano.

Hoje, o CISV está presente em mais de 60 países e desde 1951, mais de 190.000 pessoas participaram de mais de 5.000 atividades internacionais.